MEGACICLO

radio sem limites…

FUNCUBE-1 em órbita e “de boa saúde”

img_2142

O novo satélite de comunicações do serviço de radioamador FUNCUBE-1 está em órbita desde esta manhã e a já foi escutado por vários radioamadores em 12 países, informou hoje a equipe de controlo.

O primeiro radioamador a escutar transmissões do FUNCUBE-1 foi Allan Saul, ZS1LS, na África do Sul, que recebeu tramas de telemetria dez minutos após a separação daquele satélite do estágio superior do foguetão Dnepr que descolou, hoje de madrugada, da Rússia.

“Obrigado, OM, fez muitas pessoas felizes, aqui em Bletchley Park”, disse fonte da equipe de controlo, a partir do centro de operações localizado na RSGB, em Londres.

A equipe de controlo disse, também, que todos os dados enviados até ao momento indicam para um lançamento e posicionamento em órbita com sucesso e que o satélite “respondeu de imediato ao primeiro comando de controlo”.

O Funcube-1 envia telemetria em 145.935MHz e está, no momento em, “safe mode” a transmitir com cerca de 30mW de potência. Uma vez em operação normal espera-se que a transmissão seja mais 10db acima deste valor, cerca de 270mW.

Os 58 canais de telemetria, bem como outras mensagens, podem ser descodificados com um programa próprio, disponibilizado aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 21/11/2013 by in Funcube Dongle Pro, Satélites de Amador and tagged .

Navegação

%d bloggers like this: