MEGACICLO

radio sem limites…

Propagação VHF em alta

dxmaps

Mapa dos contatos em 50MHz. Cortesia www.dxmaps.com

A atual temporada de propagação esporádica em VHF está a ser marcada por excelentes condições nas bandas entre os 30 e os 70 MHz. Nos últimos dias, tem sido possível a várias estações europeias contatar o Japão, nos 50MHz, logo pelo início da manhã. Durante o dia registam-se centenas de contactos entre radioamadores ao longo de vários trajetos, nomeadamente Norte de África<>Europa e Sul<>Norte Europa, entre outros.

A banda dos 10 metros (28MHz) está igualmente ativa, registando-se contactos entre os vários países europeus, nomeadamente na sub-banda de repetidores, entre os 29.620 e os 29.690MHz. Em algumas instâncias, é possível receber os sinais de numerosos aparelhos de monitorização remota, vulgarmente conhecidos por rádio balizas marítimas, como é o caso das da marca Datawell, entre os 29 e os 30 MHz. O radar OTH iraniano já tem sido escutado, em 28.600 e 28.960Mhz.

Para os radio-escutas, esta é uma oportunidade para receber numerosas comunicações nas bandas baixas VHF, entre os 30 e os 40MHz, utilizadas na Europa, Américas e África em diversas atividades comerciais, institucionais e militares.

O index de frequência máxima útil (MUF para a designação em inglês) tem registado valores próximos dos 90 a 100 MHz, estando portanto aberta a possibilidade de DX nas estações de rádio comerciais em FM.

A propagação esporádica em VHF é um fenómeno sasonal, que normalmente ocorre nos períodos que antecedem a entrada e sáida dos meses de verão, no hemisfério norte. No sul, a temporada começa por volta do Natal.

Por uma variedade de razões, as ondas rádio que normalmente viajariam para fora da atmosfera são refletidas por uma nuvem de ar ionizado, que se forma entre os 90 e os 160km de altitude, numa camada designada “E”.

Graças a este fenómeno relativamente raro, é possível obter um circuito de comunicação entre os 800 e os 2600 km com um único “salto”. A ocorrência de múltiplas núvens ionizadas podem aumentar substancialmente esta distância.

Na Internet existem diversos serviços de alerta da ocorrência deste tipo de propagação, alguns com avisos enviados por email, como é o caso do excelente dxmaps.com.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 06/06/2017 by in Uncategorized.

Navegação

%d bloggers like this: